top of page
2.png
3.png
4.png
5.png
1.png

SOBRE O ENCONTRO

O II Encontro “ARTE, CIDADE E URBANIDADES” é um projeto organizado pelo grupo de Pesquisa URBANIDADES, (PPGAV-UFBA) que visa reunir pesquisadores e artistas na cidade de Salvador - BA, para discutir e explorar as práticas artísticas nos contextos urbanos.

​

Cinquenta anos após os protestos mundiais de 1968 e o texto de Henri Lefebvre, Le droit à la ville, o encontro prevê uma programação composta por grupos de trabalho temáticos: com apresentação de mesas e sessões com comunicações, apresentações artísticas e oficinas, que pretendem refletir sobre como as práticas artísticas contribuem para contestar o espaço social e público cada vez mais privatizado e mercantilizado nas cidades, para repensar ou re-imaginar os espaços urbanos onde se inserem e para reivindicar o direito a uma cidade sensível.

QUANDO

06 a 08 DE DEZEMBRO

13:00 - 20:00  

ONDE

ESCOLA DE BELAS ARTES,

AV. ARAÚJO PINHO, 212

CANELA, SALVADOR

CONVIDADOS

Professora titular da Escola de Teatro e uma das fundadoras do PPGAC da UFBA; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada. É fundadora, diretora e performer do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA desde sua fundação, em 1997.

CIANE FERNANDES
INES LINKE

Artista e  Pesquisadora. Graduada em Artes pela University of Iowa, Mestre e Doutora em Artes pela UFMG. Professora  nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Coordena o grupo de pesquisa Urbanidades e forma parte da dupla Thislandyourland.

Artista e professora do curso de graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e mestre pela EBA-UFMG. Colaboradora do EXA - Espaço Experimental de Arte, em Belo Horizonte [www.exa.art.br]. Fez parte do Poro [www.poro.redezero.org], dupla com qual realizou trabalhos coletivos entre 2002-2016. 

BRÍGIDA CAMPBELL
CARLOS ALBERTO FERREIRA

Encenador, performer, ator, produtor teatral. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3; Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006-2011). Atualmente, é educador do curso de Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Artista visual, doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-PPGAV da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Faz parte do GIA – Grupo de Interferência Ambiental. Atuou como professora efetiva de Teoria, Crítica de Arte e Curadoria da Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB de 2012 a 2016. Atualmente, é professora efetiva de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia-UFBA.

LUDMILA BRITTO
JOSÉ EDUARDO FERREIRA SANTOS

Pedagogo (UCSal), mestre em Psicologia (UFBA), doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e Pós – Doutor em Cultura Contemporânea (PACC – UFRJ). Atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós – Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na condição de bolsista CAPES pelo PNPD. Atualmente é curador e responsável pelo Acervo da Laje.

LUCA FORCUCCI

Sua pesquisa observa as propriedades perceptivas do som, espaço e memória. O campo de possibilidades da experiência é explorado como a obra de arte. Nesse contexto, está interessado em percepção, subjetividade e consciência. Uma grande influência é o falecido compositor e músico de vanguarda americana Pauline Oliveros e seu conceito de escuta profunda expandiu-se para tudo o que é humanamente possível ouvir. www.lucaforcucci.com

logo-prohelvetia-07.png
logo-foundationsuisa-07.png
logo-coincidencia-07 (1).png
logo_nicatideluze_noirblanc.jpg

Profª Adjunta do Departamento de Linguagens Artísticas/Instituto de Artes – UERJ. Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA-Université Paris 8, Bolsista CAPES CNPq. Artista fundadora, diretora e performer no Coletivo Líquida Ação desde 2007 (Rio de Janeiro) 

ELOISA BRANTES
MARCELO FARIA

Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP, Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, é professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana na qual desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Educação e Geografia, com especial ênfase em aspectos teóricos do ensino de Geografia e o uso das imagens.  

Licenciada em desenho e plástica pela Escola de Belas Artes da UFBA. É arteira e também arte-educadora, encantadora e contadora de histórias. Desenvolvendo projetos que abordam a Cultura, História, Ancestralidade e Literatura, com ênfase em construção de livros-imagem e livro-objeto.
 

TAIANE DIAS
FELIPE CAIRES

Nasceu em Salvador, desde a infância desenvolveu, despretensiosamente, um olhar crítico as modernidades da infra-estrutura impostas à cidade. Seus primeiros desenhos retratavam o longo processo de desmatamento de maneira desordenada, acompanhada anos a fio, até a adolescência. Desde então, buscou nas relações humanas, diante da natureza, suas primeiras inspirações.

Atualmente tem a jardinagem, a  gravura e a fotografia como técnicas aplicada a intervenções urbanas nos seus diversos tipos e usos.

Pesquisadora, artista e mãe. E desenvolve ambas as funções relativamente bem. É professora do Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe, com Doutorado em Artes Cênicas - UFBA e Mestrado em Arte Contemporânea – UnB e concluiu recentemente projeto de pós-doutorado na Freie Universität - Berlin sobre convivialidade em projetos artísticos.  

MAICYRA LEÃO SILVA
GRAZIELA KUNSCH

É artista, educadora, curadora e editora. Participou de duas edições da Bienal de São Paulo (29ª Bienal, 2010 e 31ª Bienal, 2014) e edita a revista Urbânia. É doutora pela ECA-USP e atualmente dá aulas de Arte contemporânea, Arte e política e Curadoria e mediação na Universidade Federal de São Paulo. Co-fundadora da Clínica Pública de Psicanálise. Site: naocaber.org

Professora do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora e docente no campo da Antropologia Urbana, Antropologia do Corpo e da Saúde, atuando principalmente em campos que se discute sobre biopoder, biopolítica, cidadania, movimentos sociais, produção de subjetividades nas cidades: pixação e graffiti; juventude e lazer na periferia; e educação pública. 

ROCA ALENCAR
TININHA LLANOS

artista, mãe, cozinheira, professora e mestranda em História e Teoria da Arte no PPGAV UFBA. Pesquisou na graduação formas coletivas e colaborativas de criação coproduzindo Festivais de Arte e Tecnologia como Submidialogia, Digitofagia e Cibersalão. Desenvolveu ações em projetos do Ministério da Cultura entre 2005 e 2014 e no Descentro - nós emergentes em ações colaborativas entre 2005 e 2012. Faz parte do GIA desde 2002, coletivo de interferência ambiental e  coordena a Residência Artística Quitandinha.

THAIS DE BHANTHUMCHINDAPORTELA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado em Urbanismo, doutorado em Planejamento Urbano e Regional e estágio de pós-doutorado. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU/FAUFBA).  

Convidados

CRONOGRAMA

05/11 

Publicação dos resultados e envio das cartas de aceite

07/11 

Início das inscrições para ouvintes

11/11 

Início das inscrições nas oficinas/intervenções

02/12 

Publicação dos resultados das inscrições nas oficinas/intervenções

06/12 

Recebimento dos trabalhos completos a serem publicados nos anais

15/12 

Prazo final de envio dos trabalhos a serem publicados nos anais do encontro

01/02 

Publicação dos anais do encontro

PROGRAMAÇÃO

8:00 - 17:00 Performance itinerante: Um dia  - Sofia Boito - Centro

 

13:00 - 14:00 Abertura do encontro e da exposição Arte, Cidade e Urbanidades (Cartografia Afetiva - Larissa Leão; Projeto Invasões - Lucas Feres e Lucas Lago; Vendido - André Quintino Lopes; Vendo - José de Deus; Você fala Pretuguês? - Maria Macêdo; registro processual de acões e performances)  - Galeria Cañizares

 

14:00 - 16:00 MESA - O DIREITO A UMA CIDADE SENSÍVEL - Salão Nobre

​

  • Ciane Fernandes - Atravessando o Autismo: Intoxicação urbana e re-existências somático-performativas entre público e privado

​

  • Carlos Alberto Ferreira - Cidade Cega: uma encenação pelo direito a uma Cidade Sensível

​

  • Juliana Lopes - Entre o coletivo e o individual: a potência imaginativa habitando os muros de Salvador

​

  • Brígida Campbell  - Ocupar e imaginar a cidade. O que queremos para o espaço público?

​

Mediação: Ludmila Britto

 

16:00 - 17:00  Workshop: LUTO - Talitha Andrade - Galeria Cañizares

 

17:00 - 19:00 SESSÃO TEMÁTICA 1 - Salão Nobre

  • Ludmila Britto -  Festejar e Cozinhar: pequenas (e potentes) revoluções

​

  • Marina Ferreira, Juliana Lopes e Rafael Câmara - Mulheres, arte e espaço público uma reflexão sobre o ativismo artístico feminino

​

  • André Lopes - Twindow: uma experiência de convívio, entre vizinhos, na era das redes sociais

​

  • Leidiane Santos Oliveira - O Soul tomou conta da cidade: Gerson King Congo e Toni Tornado como subversão a Ditadura Civil Militar

​

19:00 - 20:00 Exibição de filme e bate-papo: Sempre verei cores no seu cinza - Eloisa Brantes - Pátio/EBA

​

08:00 - 12h00 Oficina e intervenção urbana: Teia -  Lenine Guevara - Sala 6/Mendonça Filho

​

09:00 - 12:00  Oficina de SoulCollage® sobre subjetividade e espaço urbano: Que cidade te habita? - Juliana Mendonça Lopes e Vinícius Andrade de Souza - Sala 2/Casarão

 

09:00 - 11:00  Workshop: LUTO - Talitha Andrade - Local a combinar com a artista

 

10:00 Performance itinerante: Tálamo - Maria Macêdo - Centro

 

12:30 - 19:30 Performance: Chorar os Filhos - Nina Caetano - Praça Pública

 

14:00 - 16:00 MESA  - ARTE EM CONTEXTOS (EXTRA)URBANOS - Salão Nobre

​

  • Maicyra Leão - Práticas de cuidado e cotidiano: acoplamentos a partir da arte e do materno

​

  • Augusto Albuquerque - Instituto Sacatar: uma esquina do mundo em Itaparica

​

  • José Eduardo Ferreira Santos - Deslocamentos estéticos em uma cidade fragmentada: o caso do Acervo da Laje (2010-2018) nas artes visuais e na memória de Salvador

​

  • Graziela Kunsch (Skype) -  Lugar de escuta e escuta do lugar: a Clínica Pública de Psicanálise e suas traduções em diferentes contextos

​

Mediação: Tininha Llanos

 

14:00 Oficina e intervenção urbana: Teia - Lenine Guevara - entorno da EBA

 

16:00 - 18:00 Ação Artística: Sala de encontro - Vanessa de Castro Girardi  - Sala B/PPGAV

 

17:00 - 19:00 SESSÃO TEMÁTICA 2 - Salão Nobre

​

  • Adriana Gomes do Nascimento, Alice Saute Leitão, Ana Carolina Velho, Tatiana Soledade Delfanti Melo - Urbanidades e Rurbanidades: perspectivas (inter)disciplinares e latino-americanas

​

  • Pedro Henrique Azalim Cunha - Foto(poética)grafia do Yoga: direito à cidade artística-sensível

​

  • Isabela Esteves Gomes - Um exemplo estético da mediação e a ética do diálogo da comunidade do Rodeadouro em Juazeiro

​

  • Ana Luiza Ribeiro Carvalho, Adriana Nascimento e Alice Saute Leitão - E(s)coa: o caminhar como manifesto político-poético

​

19:00 -19:30 Apresentação audiovisual:

Substrata - Luma Flores e Lucas Carvalho  - Pátio/EBA

 

19:30 - 20:00 Intervenção performática: Coletivo Kareta com Prekito |  Eliana Barbosa de Amorim e Maria Macêdo - Centro

​

​

08:00 - 12:00 Workshop criativo: A cidade e a escrita - Sofia Boito -  Atelier Livre/Jardim

 

09:00 - 12:00 Oficina: Geocomunicações aplicadas às Artes Urbanas - Antônio Heleno Caldas - Laboratório de Poéticas digitais

 

10:00 - Ação Artística: Observatório do rio que brilha e outras histórias - Taiane Dias e Felipe Caires - viaduto do Canela

 

13:00 - Intervenção urbana: Não Autorizada - Liz Under - entorno da EBA

 

14:00 - 16:00 MESA - PERSPECTIVAS DE AÇÃO ESTÉTICA/POLÍTICA NO ESPAÇO URBANO - Salão Nobre

​

  • Talitha Andrade - LUTO como prática visual de guerrilha urbana feminista

​

  • Marcelo Faria - Espaço, arte e esfera pública: uma tentativa de apropriação

​

  • Thais Portela - Ação estética/política e o direito à cidade no antropoceno

​

  • Eloisa Brantes - Corpos violados : o luto com tática de luta

​

  • Roca Alencar - Espaço público e uso privado: as tensões entre o público e o privado na pixação soteropolitana

 

Mediação: Ines Linke

 

16:00 - 17:40  Concerto: Bodyscape - Luca Forcucci - Caleria Cañizares

​

​

​

 

​

​

17:00 - 19:00 SESSÃO TEMÁTICA 3 - Salão Nobre

​

  • Vânia Medeiros Moreira - Cidade Passo: conversações entre arte, design e etnografia   

​

  • Thais Garcia Macambira - Adoe(s)endo na falta de tempo que o tempo tem: possíveis brechas e respiros em meio ao cansaço contemporâneo

​

  • Maria Emília Rodrigues Regina e Lívia Domingues dos Santos - Prototipagem digital como resgate de elementos sensíveis nas festas de Largo de Salvador

 

19:00 - 20:00 - Encerramento - Galeria Cañizares

​

​

​

​

O evento é gratuito e sujeito à lotação do local
logo_nicatideluze_noirblanc.jpg
logo-coincidencia-07 (1).png
logo-foundationsuisa-07.png
logo-prohelvetia-07.png

06/12

07/12

08/12

Programação

COMO CHEGAR

​

Realização:

1200px-Brasão_da_UFBA.png
logo.png
logo.png
bottom of page